Jing Fang Classics

Jing Fang Classics

Em 2018, surge o grupo Jing Fang Classics  經方經典學, fruto da vontade de melhorar o nível da Medicina Chinesa no estudo dos Clássicos e introduzindo o método de prescrição Jing Fang. 

Os cursos de Jing Fang Classics, neste momento, estão em Portugal, Espanha, Itália, Estónia e alguns países da América Latina.

Prof. Huang Huang

Professor e Supervisor de Doutoramento da Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing. Reitor do Instituto Internacional de Jing Fang na Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing.

É um Especialista de renome mundial em Shang Han Lun na prática de Jing Fang. É um prolífico escritor e editor, estudou e trabalhou no Japão, leccionou por toda a China, e mais recentemente nos Estados Unidos, Europa e Austrália.

Começou a sua formação em Medicina Tradicional Chinesa e Ocidental em 1973 com Ye Bing-Ren, Xing Li-Jiang e Xia Yi-Jun, médicos famosos de MTC na província de Jiangsu. Em 1979, o Prof. Huang formou-se em teoria médica chinesa pela Universidade de MTC de Nanjing. Obteve o seu mestrado em medicina em 1982. Desde então, tem trabalhado na Universidade de MTC de Nanjing, como professor e supervisor de doutoramentos. O Prof. Huang defende o estudo e a aplicação das fórmulas clássicas da Medicina Chinesa, a literatura moderna sobre as indicações da Matéria Médica e Fórmulas e, paralelamente, a aplicação dos padrões das fórmulas clássicas em tipos constitucionais.

O Prof. Huang concentrou o foco do seu estudo na experiências de médicos famosos e nas diferentes escolas de fórmulas clássicas, com ênfase particular no estudo das indicações da Matéria Media e das Fórmulas. Encoraja a comparação das diferentes escolas de pensamento na teoria médica chinesa de cada época. O Dr. Huang escreveu vários livros, tais como “The Guidance of Case History” (医案助读Yi An Zhu Du), “The One Hundred Classical Formulas” (经方100首 Jing Fang 100 Shou), “Applications of Medicinals with Classical Formulas” (药证与经方 Yao Zheng yu Jing Fang), “The Ten Classes of Formula of Traditional Chinese Medicine” (中医十大类方) and “Zhang Zhong-jing’s Clinical Application of 50 Medicinals” (张仲景50味药证), entre outros.

Os métodos que compartilha conosco remontam a excertos do “Discussion of Cold Damage” (伤寒论), até aos primeiros escritos da dinastia Qing por Xu Ling-Tai (徐灵胎). Além disso, a tradição Kampo do Japão também influenciou a sua prática clínica. Temos a sorte de ter especialistas como o Dr. Huang, que são capazes de extrair a essência da sabedoria da medicina chinesa, que tem uma vivacidade mental para sintetizar as contribuições de médicos do passado e aplicar clinicamente este conhecimento à vida moderna. Além disso, é famoso pela sua maneira vívida e envolvente de ensinar medicina chinesa, para que seus alunos aprendam rapidamente e com prazer!

O Formador: Dr. Salustino Wong, PhD

No Ocidente é um dos mais prolíferos conhecedores da Medicina Chinesa Clássica, escola de pensamento que vem ganhando terreno no mundo académico moderno, e que se mantém fiel às raízes dos livros antigos.

Salustino parte em direcção à China aos 22 anos de idade, após ter conhecido o seu primeiro mestre em Cuba, sua terra Natal, que o fez encantar-se pela Medicina do país dos seus avós.

Na Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing ingressou na carreira académica até finalizar o seu Doutoramento. Ao longo do seu percurso encontrou grandes Mestres e mentores com os quais mantém laços até hoje, alguns exemplos são: Huang Huang (Fitoterapia), Ying Ming (Pediatria), Wang Ning Sheng (Acupunctura), Tao Kun (Acupunctura e Moxabustão), Zhang Ke Jian (Tui Na), Xue Bin (Tai Ji Chuan), ente outros igualmente ilustres. Na sua passagem pela China, Salustino aprofundou-se nos ensinamentos Taoístas e no estudo da arte da Caligrafia, abraçou a paixão pelos chás e pelo sagrado instrumento Gu Qin.

Salustino Wong conhece o Prof. Huang Huang em 1998, onde contacta pela primeira vez com o método Jing Fang e se apaixona pela sua eficácia e simplicidade de prescrição, dentro do estudo aprofundado da Medicina Chinesa Clássica. Torna-se seu aluno, mantendo esta ligação até aos dias de hoje.

Após vários anos a dar aulas em vários países europeus, nasce a vontade de colmatar algumas falhas na fitoterapia em Portugal, onde Salustino começar a lecionar em 2007. Actualmente, os seus ensinamentos estão presentes no México, China, Itália, Estónia, França, Holanda, Espanha e Portugal.

Ocidental Latino com motivação de oriental e cultura europeia, após 20 anos na China e tendo percorrido caminhos onde muito poucos estiveram, Salustino torna-se uma peça rara e indispensável para a compreensão do pensamento que está na base da Medicina Chinesa, e que tantas vezes é enigmático para os Ocidentais.